Redação sem Mistérios - Questões Importantes

Que os seus esforços desafiem todas as impossibilidades, lembre-se sempre de que as grandes conquistas demandam coragem e empenho.


Vamos continuar nossa série sobre as Competências exigidas para a Redação pelo MEC/ENEM, Vestibulares e Concursos, com as Questões Importantes.


Bom estudo!

Entenda as competências avaliadas pelo MEC/ENEM, e a maioria dos Vestibulares e Concursos: 

- I Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita;

- II Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

- III Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

- IV Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

- V Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.


QUEM VAI AVALIAR A REDAÇÃO?

O texto produzido por você será avaliado por, pelo menos, dois professores, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro.


COMO SERÁ ATRIBUÍDA A NOTA À REDAÇÃO?

Cada avaliador atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências. A soma desses pontos comporá a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1.000 pontos. A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.


O QUE É CONSIDERADO DISCREPÂNCIA?

Considera-se discrepância quando as notas atribuídas pelos avaliadores:

• diferirem, no total, por mais de 100 pontos;

• obtiverem diferença superior a 80 pontos em qualquer uma das competências.


QUAL A SOLUÇÃO PARA O CASO DE HAVER DISCREPÂNCIA ENTRE AS DUAS AVALIAÇÕES INICIAIS?

• A redação será avaliada, de forma independente, por um terceiro avaliador.

• A nota final será a média aritmética das duas notas totais que mais se aproximarem.


E SE A DISCREPÂNCIA AINDA CONTINUAR DEPOIS DA TERCEIRA AVALIAÇÃO?

A redação será avaliada por uma banca presencial composta por três professores, que atribuirá a nota final do participante.


QUAIS AS RAZÕES PARA SE ATRIBUIR NOTA 0 (ZERO) A UMA REDAÇÃO?

A redação receberá nota 0 (zero) se apresentar uma das características a seguir:

• fuga total ao tema;

• não obediência à estrutura dissertativa-argumentativa;

• extensão total de até 7 linhas;

• cópia integral de texto(s) da Prova de Redação e/ou do Caderno de Questões;

• impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, em qualquer parte da folha de redação;

• números ou sinais gráficos fora do texto e sem função clara;

• parte deliberadamente desconectada do tema proposto;

• assinatura, nome, apelido, codinome ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante;

• texto predominante ou integralmente em língua estrangeira;

• folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.


O QUE SÃO PARTES DELIBERADAMENTE DESCONECTADAS DO TEMA PROPOSTO?

São trechos como: reflexões sobre o próprio processo de escrita, a prova ou seu próprio desempenho no exame, bilhetes destinados à banca avaliadora, por exemplo, mensagens políticas ou de protesto, orações, mensagens religiosas, frases desconectadas do corpo do texto, trechos de música, de hino, de poema ou de qualquer texto, desde que estejam desarticulados da argumentação feita na redação. 

Isso quer dizer que uma constatação de algum problema social, por exemplo, não é, por si só, avaliada como um protesto e, consequentemente, como parte desconectada, se estiver devidamente articulada à argumentação construída ao longo da redação. 

Em suma, para ter sua redação anulada por esse critério, é preciso que você insira, de forma proposital, pontual e desarticulada, elementos estranhos ao tema e ao seu projeto de texto ou que atentem contra a seriedade do exame.


COMO SERÁ AVALIADA A REDAÇÃO DE PARTICIPANTES SURDOS OU COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA?

Serão adotados mecanismos de avaliação coerentes com o aprendizado da língua portuguesa como segunda língua, de acordo com o Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005.


COMO SERÁ AVALIADA A REDAÇÃO DE PARTICIPANTES COM DISLEXIA?

Serão adotados critérios de avaliação que levem em conta questões linguísticas específicas relacionadas à dislexia.

Portanto, esses são os itens aos quais você deve relembrar, estudar, e se aprofundar para que sua redação obtenha a melhor nota possível.


 Vamos juntos, aprendendo sempre, por um mundo melhor!

 By Professora Clarice.

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