Redação sem Mistérios - Instruções Gerais

Antes de começar, é preciso um plano, e depois de planejar, é preciso execução imediata. 

Sêneca


Continuamos com as dicas para você estudar  e se preparar para a redação do Enem.

 

Vamos relembrar as Competências?


Entenda as competências avaliadas pelo MEC/ENEM, e a maioria dos Vestibulares e Concursos:

- I Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita;

- II Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

- III Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

- IV Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

- V Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.


Vamos então nos orientar  com as Instruções gerais sobre a Redação.
 

O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO:

O texto dissertativo-argumentativo é aquele que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. É fundamentado com argumentos, a fim de influenciar a opinião do leitor, tentando convencê-lo de que a ideia defendida está correta.

É preciso, portanto, expor e explicar ideias. Daí a sua dupla natureza: é argumentativo porque defende uma tese, uma opinião, e é dissertativo porque utiliza explicações para justificá-la.

O objetivo desse texto é, em última análise, convencer o leitor de que o ponto de vista em relação à tese apresentada é acertado e relevante. Para tanto, mobiliza informações, fatos e opiniões, à luz de um raciocínio coerente e consistente.

A sua redação atenderá às exigências de elaboração de um texto dissertativo-argumentativo se combinar os princípios de estruturação explicitados a seguir.



Projeto de texto:

Projeto de texto é o planejamento prévio à escrita da redação. É o esquema que se

deixa perceber pela organização estratégica dos argumentos presentes no texto.

É nele que são definidos quais os argumentos que serão mobilizados para a defesa de sua tese, quais os momentos de introduzi-los e qual a melhor ordem para apresentá-los, de modo a garantir que o texto final seja articulado, claro e coerente.

Assim, o texto que atende às expectativas referentes à Competência 3 é aquele no qual é possível perceber a presença implícita de um projeto de texto, ou seja, aquele em que é claramente identificável a estratégia escolhida por quem está escrevendo para defender seu ponto de vista.
 

Coerência:

A coerência se estabelece por meio das ideias apresentadas no texto e dos
conhecimentos dos interlocutores, garantindo a construção do sentido de acordo com as expectativas do leitor. Está, pois, ligada ao entendimento e à possibilidade de interpretação dos sentidos do texto.

O leitor poderá compreender esse texto, refletir a respeito das ideias nele contidas e, em resposta, reagir de maneiras diversas: aceitar, recusar, questionar e até mesmo mudar seu comportamento em face das ideias do autor, partilhando ou não da sua opinião

 
Coesão:

Procure utilizar as seguintes estratégias de coesão para se referir a elementos que já apareceram no texto:

a) Substituição de termos ou expressões por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, advérbios que indicam localização, artigos.

b) Substituição de termos ou expressões por sinônimos, hipônimos, hiperônimos ou expressões resumidas.

c) Substituição de verbos, substantivos, períodos ou fragmentos do texto por conectivos ou expressões que retomem o que já foi dito.

d) Elipse ou omissão de elementos que já tenham sido citados ou que sejam facilmente identificáveis.

• Utilize operadores argumentativos para relacionar orações, frases e parágrafos.

• Verifique se o elemento coesivo utilizado estabelece a relação de sentido pretendida.


Resumindo: na elaboração da redação, você deve evitar

• Sequência justaposta de palavras e períodos sem articulação.
  
• Ausência total de parágrafos na construção do texto.

• Emprego de conector (preposição, conjunção, pronome relativo, alguns advérbios e locuções adverbiais) que não estabeleça relação lógica entre dois trechos do texto e prejudique a compreensão da mensagem.

• Repetição ou substituição inadequada de palavras sem se valer dos recursos oferecidos pela língua (pronome, advérbio, artigo, sinônimo).
 

Assim, para elaborar uma redação de qualidade, você deve seguir as seguintes recomendações:

a) Ler com bastante atenção o tema proposto e observar a tipologia textual exigida (no caso, texto dissertativo-argumentativo).

b) Ler os textos motivadores, observando as palavras ou os fragmentos que indicam o posicionamento dos autores.

c) Identificar, em cada texto motivador, se for o caso, a tese e os argumentos apresentados pelos autores.

d) Refletir sobre o posicionamento dos autores dos textos motivadores e definir, com muita clareza, qual será o seu posicionamento.

e) Ler atentamente as instruções apresentadas após os textos motivadores.

f) Definir um projeto de texto em que seja planejada a organização estratégica da sua redação, a fim de defender o ponto de vista por você escolhido, e apresentar uma proposta de intervenção ao problema abordado.


Considere os seguintes pontos:

a) A tipologia textual definida pela proposta é o texto dissertativo-argumentativo. Com base na situação-problema, você deverá expressar sua opinião, ou seja, apresentar uma tese. Para tal, você poderá se inspirar nos textos motivadores, mas sem copiá-los, pois eles devem ser entendidos como instrumentos de fomento de ideias, para que cada participante possa construir o seu próprio ponto de vista. Nos parágrafos seguintes, você deverá apresentar argumentos e fatos em defesa de seu ponto de vista, com coesão e coerência.

b) O texto deverá ser redigido de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa. Assim, fique atento à estrutura dos períodos, à acentuação e à ortografia das palavras, ao emprego adequado do hífen e das letras maiúsculas e minúsculas, à separação silábica (translineação), à regência e à concordância, nominais e verbais, à pontuação, ao paralelismo sintático, ao emprego dos pronomes e da crase, à adequação à escrita formal da língua portuguesa, sem informalidades e marcas de oralidade, bem como à adequação vocabular. Em suma, demonstre domínio do código escrito.

c) O texto definitivo dever ser escrito a tinta, na folha própria, em até 30 linhas.

d) A redação com até 7 linhas será considerada “texto insuficiente” e receberá nota zero.

e) Também é atribuída nota zero à redação que:

• Fuja ao tema ou à tipologia textual, isto é, que não seja um texto dissertativo-argumentativo.

• Desrespeite a seriedade do exame.

• Apresente cópia integral de texto(s) da Prova de Redação e/ou do Caderno de Questões.

• Apresente impropérios, desenhos e/ou outras formas propositais de anulação em
qualquer parte da folha de redação; parte deliberadamente desconectada do tema proposto; assinatura, nome, apelido, codinome ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante.

• Seja escrito predominantemente em língua estrangeira.

 
Dicas:


Para escrever bem, é preciso ler muito. Pois bem, isso é verdade. A leitura frequente e diversificada colabora com a escrita em vários aspectos:

• Amplia o vocabulário, possibilitando que nossa expressão na linguagem formal, exigida em exames como o Enem, seja cada vez melhor, ajudando-nos a fazer bom uso de sinônimos e articuladores argumentativos.

• Diversifica nosso repertório sociocultural, contribuindo para a seleção de ideias, fatos e informações que podem ser utilizados na construção de argumentos sobre os mais variados temas.

• Permite-nos enxergar outras possibilidades de construção da argumentação, proporcionando bons exemplos de como defender um ponto de vista, mostrando, por exemplo, como antecipar e rebater contra-argumentos.

• Expande nossa visão de mundo, auxiliando-nos a compreender a complexidade das relações humanas. Isso facilita, por exemplo, a elaboração de propostas de intervenção concretas e bem articuladas ao tema proposto.
 
Portanto, esses são os itens que você deve relembrar, estudar, e se aprofundar para que sua redação obtenha a melhor nota possível.


 Vamos juntos, aprendendo sempre, por um mundo melhor!
 
 By Professora Clarice.

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