Redação sem Mistérios - Competência 5

Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.



Vamos continuar nossa série sobre as Competências exigidas para a Redação pelo MEC/ENEM, Vestibulares e Concursos, com Competência 5.

Bom estudo!

Entenda as competências avaliadas pelo MEC/ENEM, e a maioria dos Vestibulares e Concursos: 

- I Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita;

- II Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

- III Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

- IV Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

- V Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Elaborar a proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos, é o que você deverá fazer na Competência 5.

A quinta competência a ser avaliada no seu texto é a apresentação de uma proposta de intervenção para o problema-tema que respeite os direitos humanos. 

Propor uma intervenção para o problema apresentado pelo tema significa sugerir uma iniciativa que busque, mesmo que minimamente, enfrentá-lo. 

É importante ressaltar que as provas de redação do Enem normalmente abordam temas complexos, muitas vezes problemas de difícil resolução, de ordem social, científica, cultural ou política. Dessa forma, você pode apresentar as mais diversas configurações de intervenção, desde uma sugestão ou uma solução efetiva da questão.

Essa é uma ocasião para que você demonstre seu preparo para o exercício da cidadania, para atuar na realidade em consonância com os direitos humanos. 

Você deve usar os conhecimentos desenvolvidos ao longo de sua formação para a produção de um texto que, além de se posicionar de maneira crítica e argumentar em favor de um ponto de vista, possa indicar uma iniciativa que interfira no problema discutido em sua redação.

A proposta de intervenção precisa estar relacionada ao tema e integrada ao seu projeto de texto.

Busque apresentar uma proposta concreta, específica, e consistente com o desenvolvimento de suas ideias. 

Para construir uma proposta muito bem elaborada, você deve não apenas propor uma ação interventiva, mas também o ator social competente para executá-la, de acordo com o âmbito da ação escolhida: individual, familiar, comunitário, social, político, governamental e mundial. Além disso, você deve determinar o meio ou modo de execução da ação e o seu efeito ou finalidade, bem como algum outro detalhamento.

Procure responder às seguintes perguntas:

1) O que é possível apresentar como proposta de intervenção para o problema?

2) Quem deve executá-la?

3) Como viabilizar essa proposta?

4) Qual efeito ela pode alcançar?

5) Que outra informação pode ser acrescentada para detalhar a proposta?


Direitos Humanos

Determinadas ideias e ações serão avaliadas como contrárias aos direitos humanos, tais como: defesa de tortura, mutilação, execução sumária e qualquer forma de “justiça com as próprias mãos”, isto é, sem a intervenção de instituições sociais devidamente autorizadas (o governo, as autoridades, as leis, por exemplo); incitação a qualquer tipo de violência motivada por questões de raça, etnia, gênero, credo, condição física, origem geográfica ou socioeconômica; explicitação de qualquer forma de discurso de ódio (voltado contra grupos sociais específicos).

Para a avaliação das redações, são considerados os seguintes princípios norteadores dos direitos humanos, pautados no artigo 3º da Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012, o qual estabelece as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos:

• Dignidade humana.

• Igualdade de direitos.

• Reconhecimento e valorização das diferenças e diversidades.

• Laicidade do Estado.

• Democracia na educação.

• Transversalidade, vivência e globalidade.

• Sustentabilidade socioambiental.

Observe: Quaisquer que sejam os temas propostos para o desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo, constituem desrespeito aos direitos humanos propostas que incitam as pessoas à violência, ou seja, aquelas em que transparece a ação de indivíduos na administração da punição – por exemplo, as que defendem a “justiça com as próprias mãos”. Por isso, não caracterizam desrespeito aos direitos humanos as propostas de pena de morte ou prisão perpétua, uma vez que conferem ao Estado a administração da punição ao agressor. Essas punições não dependem de indivíduos, configurando-se como contratos sociais cujos efeitos todos devem conhecer e respeitar em uma sociedade.

Para conhecer mais sobre os Direitos Humanos clique AQUI.

São seis níveis de desempenho que serão utilizados para avaliar a Competência 5:


Portanto, esses são os itens aos quais você deve relembrar, estudar, e se aprofundar para que sua redação obtenha a melhor nota possível.

Leia e estude as Competências, estude e pratique para ter a melhor nota na redação.
  Vamos juntos, aprendendo sempre, por um mundo melhor.
 
By Professora Clarice.

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