Redação Sem Mistérios: Competência 4

Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.
É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer.


Vamos continuar nossa série sobre as Competências exigidas para a Redação pelo MEC/ENEM, Vestibulares e Concursos, com a Competência 4.

Bom estudo!

Entenda as competências avaliadas pelo MEC/ENEM, e a maioria dos Vestibulares e Concursos: 

- I Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita;

- II Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

- III Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

- IV Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

- V Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

A Competência 4 avalia o que diz respeito à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta a sequenciação coerente do texto e a interdependência entre as ideias. 

Essa articulação é feita mobilizando-se recursos coesivos, em especial operadores argumentativos, que são responsáveis pelas relações semânticas construídas ao longo do texto, por exemplo, relações de igualdade, de adversidade, de causa consequência, de conclusão etc. 

Preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são responsáveis pela coesão do texto, porque estabelecem uma inter-relação entre orações, frases e parágrafos. 

Cada parágrafo será composto por um ou mais períodos também articulados; cada ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores. Assim, na produção da sua redação, você deve utilizar variados recursos linguísticos que garantam as relações de continuidade essenciais à elaboração de um texto coeso. Portanto, será avaliado aqui o modo como se dá o encadeamento textual.

Dessa forma, na Competência 4 é preciso demonstrar conhecimentos dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.


Coesão

A coesão atua na superfície textual, isto é, avalia as marcas linguísticas que ajudam a chegar à compreensão profunda do texto. Dessa forma, você deve, demonstrar conhecimento sobre os mecanismos linguísticos necessários para um adequado encadeamento textual, considerando os recursos coesivos que garantem a conexão de ideias tanto entre os parágrafos quanto dentro deles.

Estruture os parágrafos – um parágrafo é uma unidade textual formada por uma ideia principal à qual se ligam ideias secundárias. No texto dissertativo-argumentativo, os parágrafos podem ser desenvolvidos por comparação, por causa-consequência, por exemplificação, por detalhamento, entre outras possibilidades. Deve haver uma articulação entre um parágrafo e outro.

Estruture os períodos – pela própria especificidade do texto dissertativo-argumentativo, os períodos do texto são, normalmente, estruturados de modo complexo, formados por duas ou mais orações, para que se possa expressar as ideias de causa consequência, contradição, temporalidade, comparação, conclusão, entre outras.

Referencie – as referências a pessoas, coisas, lugares e fatos são introduzidas e, depois, retomadas, à medida que o texto vai progredindo. Esse processo pode ser realizado mediante o uso de pronomes, advérbios, artigos ou vocábulos de base lexical, estabelecendo relações de sinonímia, antonímia, hiponímia, hiperonímia e de expressões resumitivas, metafóricas ou meta discursivas.


Procure utilizar as seguintes estratégias de coesão para se referir a elementos que já apareceram no texto:

a) Substituição de termos ou expressões por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos,
advérbios que indicam localização, artigos.

b) Substituição de termos ou expressões por sinônimos, hipônimos, hiperônimos ou expressões resumitivas.

c) Substituição de verbos, substantivos, períodos ou fragmentos do texto por conectivos ou expressões que retomem o que já foi dito.

d) Elipse ou omissão de elementos que já tenham sido citados ou que sejam facilmente identificáveis.

• Utilize operadores argumentativos para relacionar orações, frases e parágrafos.

• Verifique se o elemento coesivo utilizado estabelece a relação de sentido pretendida.


Na elaboração da redação, você deve evitar:

• Sequência justaposta de palavras e períodos sem articulação.

• Ausência total de parágrafos na construção do texto.

• Emprego de conector (preposição, conjunção, pronome relativo, alguns advérbios e locuções adverbiais) que não estabeleça relação lógica entre dois trechos do texto e prejudique a compreensão da mensagem.

• Repetição ou substituição inadequada de palavras sem se valer dos recursos oferecidos pela língua (pronome, advérbio, artigo, sinônimo).


São seis níveis de desempenho que serão utilizados para avaliar a Competência 4. 

Observe o quadro abaixo:


Portanto, esses são os itens aos quais você deve relembrar, estudar, e se aprofundar para que sua redação obtenha a melhor nota possível.

Leia as Competências, estude e pratique para ter a melhor nota na redação.

 Vamos juntos, aprendendo sempre, por um mundo melhor!

 By Professora Clarice.

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