Nada lhe posso dar que já não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma.
Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo.
Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo.
Vamos continuar nossa série sobre as Competências exigidas para a Redação pelo MEC/ENEM, Vestibulares e Concursos, com Competência 3.
Entenda as competências avaliadas pelo MEC/ENEM, e a maioria dos Vestibulares e Concursos:
- I Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita;
- II Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
- III Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
- IV Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
- V Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
A terceira Competência a ser avaliada é a forma como você seleciona, relaciona, organiza e interpreta informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa do ponto de vista escolhido como tese, em seu texto.
Elabore um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida, e os argumentos precisam justificar a posição assumida por você em relação ao tema da proposta de redação.
A Competência 3 tem como alvo a inteligibilidade do seu texto, ou seja, de sua coerência e coesão do seu texto, isso é garantido pelo planejamento prévio à escrita, ou seja, pela elaboração de um projeto de texto, mais didaticamente do seu rascunho de texto, pois é ele que vai dar forma estrutura às suas ideias, antes que seja um texto definitivo.
A inteligibilidade da sua redação depende, portanto, dos seguintes fatores:
• Seleção de argumentos.
• Relação de sentido entre as partes do texto.
• Progressão temática adequada ao desenvolvimento do tema, revelando que a redação foi planejada e que as ideias desenvolvidas são, pouco a pouco, apresentadas, de forma organizada, em uma ordem lógica.
• Desenvolvimento dos argumentos, com a explicitação da relevância das ideias apresentadas
para a defesa do ponto de vista definido.
A coerência se estabelece por meio das ideias apresentadas no texto e dos conhecimentos dos interlocutores, garantindo a construção do sentido de acordo com as expectativas do leitor. Está, pois, ligada ao entendimento e à possibilidade de interpretação dos sentidos do texto.
Projeto de texto é o planejamento prévio da escrita da redação. É o esquema pelo qual se organizam estrategicamente os argumentos que se apresentarão no texto. É nele que são definidos quais os argumentos que serão mobilizados para a defesa de sua tese, quais os momentos de introduzi-los e qual a melhor ordem para apresentá-los, de modo a garantir que o texto final seja articulado, claro e coerente.
Recomendações para atender as expectativas em relação à Competência 3:
- Apresentação clara da tese e seleção dos argumentos que a sustentam.
- Encadeamento das ideias, de modo que cada parágrafo apresente informações coerentes
com o que foi apresentado anteriormente, sem repetições ou saltos temáticos.
- Desenvolvimento dessas ideias por meio da explicitação, explicação ou exemplificação
das informações, fatos e opiniões, de modo a justificar, para o leitor, o ponto de
vista escolhido.
São seis níveis de desempenho que serão utilizados para avaliar a Competência 3. Observe o quadro abaixo:
Portanto, esses são os itens aos quais você deve relembrar, estudar, e se aprofundar para que sua redação obtenha a melhor nota possível.
Vamos juntos, aprendendo sempre, por um mundo melhor!
By Professora Clarice.
***