Redação sem Mistérios: Competência 2

Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.

É pelo fazer que se aprende.


Vamos continuar nossa série sobre as competências exigidas para a Redação pelo MEC/ENEM, Concursos e vestibulares,  com a Competência 2.

Entenda as competências avaliadas pelo MEC/ENEM, e a maioria dos Vestibulares e Concursos: 

- I Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita;

- II Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

- III Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

- IV Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

- V Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

 Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo escrito em prosa é fundamental.

 O  aspecto a ser avaliado no seu texto aqui é a compreensão da proposta de redação, que será composta por um tema específico , e deverá ser desenvolvido na forma de texto dissertativo-argumentativo, ou seja, a proposta exige que o participante escreva um texto dissertativo-argumentativo, que é a tipologia textual, e  que demonstra, por meio de argumentação, a assertividade de uma ideia ou de uma tese. 

 Note que é mais do que uma simples exposição de ideias, nesse sentido,  você deve evitar elaborar um texto de caráter apenas expositivo, devendo assumir claramente um ponto de vista. Ademais, é preciso que a tese que você se proponha a defender esteja relacionada ao tema definido na proposta de redação apresentada.

 Observe que trata-se, portanto, de uma competência que avalia as habilidades integradas de leitura e de escrita. 

 O tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais a tese se organiza, e se caracteriza por uma delimitação de um assunto mais abrangente. Por isso, é preciso atender ao recorte do tema proposto para evitar tangenciá-lo ou, ainda mais grave, desenvolver um tema diferente do proposto.

 Recomendações  que devem ser observadas para atender plenamente às expectativas em relação à Competência 2:

Ler com atenção a proposta da redação e os textos motivadores, para compreender o que está sendo solicitado.

Evite ficar preso às ideias desenvolvidas nos textos motivadores, pois elas foram
apresentadas apenas para que você possa fazer uma reflexão sobre o tema.

Não copie partes ou frases dos textos motivadores. A recorrência de cópia é avaliada negativamente fará com que sua redação tenha uma baixa pontuação.

Reflita sobre o tema proposto para definir qual será o foco da sua discussão, ou seja, para ter clareza sobre como abordá-lo, qual o ponto de vista adotado e como defendê-lo.

Utilize informações de várias áreas do conhecimento, demonstrando, dessa forma, que você está atualizado em relação ao que acontece no mundo. Isso ajuda a validar seu ponto de vista. Portanto, essas informações devem estar articuladas à discussão desenvolvida em sua redação. possam ser, perdem sua relevância quando não estão associadas à defesa do ponto de vista desenvolvido em seu texto.

Mantenha-se dentro dos limites do tema proposto, tomando cuidado para não se afastar do seu tema-foco. Eis um dos principais problemas identificados nas redações.

 Nesse caso, duas situações podem ocorrer: fuga total ou tangenciamento ao tema.

 Fuga total ao tema: Considera-se que uma redação tenha fugido ao tema quando nem o assunto mais amplo nem o tema proposto são desenvolvidos.

 Dessa forma, desenvolva uma discussão dentro dos limites do tema definido pela proposta. Mencioná-lo apenas no título, por exemplo, ou deixá-lo subentendido, supondo que a banca irá saber sobre o que você está falando, não é suficiente. Por isso, muita atenção à abordagem do tema, que deve ser clara e explícita.

 Tangenciar o tema: Considera-se tangenciamento ao tema uma abordagem parcial baseada somente no assunto mais amplo a que o tema está vinculado, deixando em segundo plano a discussão em torno do eixo temático objetivamente proposto.

 Não atender a tipologia textual: Não atende ao tipo textual a redação que esteja predominantemente fora do padrão dissertativo-argumentativo, apresentando poucos ou nenhum indício de caráter dissertativo.

 A redação atenderá às exigências de elaboração de um texto dissertativo-argumentativo se combinar os dois princípios de estruturação do quadro abaixo. Observe:


ATENÇÃO: Será atribuída nota zero à redação que não obedecer à estrutura dissertativo-argumentativa, mesmo que atenda às exigências dos outros critérios de avaliação.

São seis níveis de desempenho que serão utilizados para avaliar a Competência 2. Observe:


 Portanto, esses são os itens aos quais você deve relembrar, estudar, e se aprofundar para que sua redação obtenha a melhor nota possível na Competência 2.

Estude, revise e, se necessário, se aprofunde em algum ponto que acredita ter mais dificuldades.

A dica importante na Competência 2 é comece a escrever, praticar a redação de forma regular.

Dessa forma, você tem mais possibilidades de chegar à nota máxima na sua próxima redação.


 Vamos juntos, aprendendo sempre, por um mundo melhor.

 By Professora Clarice.

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