Redação sem Mistérios: Competência 1

Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer. Vencer não é tudo, mas querer ganhar é.



Nada mais assertivo do que se preparar, se prevenir e se antecipar em relação ao futuro. Quando falamos em redação, uma das premissas, para quem pretende fazer algum Concurso, Vestibular ou participar do ENEM, e até do ENCCEJA, é saber como funciona o processo de avaliação e correção das redações.

 Pensando nisso, resolvi fazer uma série de Artigos aqui no Blog para esclarecer as competências exigidas para a redação, tanto do ENEM, como para Concursos e Vestibulares.

 Basicamente são exigidas cinco competências, mas em cada uma delas existem outros tantos itens que precisam ser estudados, revisados ou aprofundados para que a sua redação seja excelente.

 Entenda as competências avaliadas pelo MEC/ENEM, e a maioria dos Vestibulares e Concursos: 

- I Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita;

- II Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

- III Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

- IV Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

- V Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.


 Vamos iniciar nossa série sobre as Competências exigidas para a Redação pelo MEC/ENEM, Vestibulares e Concursos, com a Competência 1.

 Conforme as orientações do MEC para a redação do último ano:

- A prova de redação exige de você a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Os aspectos a serem avaliados relacionam-se às competências que devem ter sido desenvolvidas durante os anos de escolaridade. 

- Nessa redação, você deverá defender uma tese – uma opinião a respeito do tema proposto –, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual. 

- Seu texto deverá ser redigido de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa. Você também deverá elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos.

<<<TEMA >>> TESE >>> ARGUMENTOS >>>
>>>PROPOSTA DE INTERVENÇÃO<<<

 Dessa forma, a seguir temos o detalhamento da Competência 1 para a redação.

Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa

 A Competência 1 avalia o domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, incluindo o conhecimento das convenções da escrita, dentre as quais se encontram as regras de ortografia e de acentuação gráfica, que são regidas pelo atual Acordo Ortográfico.

 Dessa forma, o domínio da modalidade escrita formal será observado na adequação do seu texto em relação tanto às regras gramaticais quanto à fluidez da leitura, que pode ser
prejudicada ou beneficiada pela construção sintática.

 Fique atento ao fato de que a escrita formal é a modalidade da Língua associada a textos dissertativo-argumentativos. 

 Itens a serem observados:

- convenções da escrita 
- gramaticais
- escolha de registro 
- escolha vocabular

 Em relação à construção sintática, você deve estruturar as orações e os períodos de
seu texto buscando garantir que eles estejam com ideias completas contribuindo, dessa forma, para a fluidez da leitura.

  Fique atento aos aspectos em relação aos desvios:

Convenções da escrita: acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras
maiúsculas e minúsculas e separação silábica (translineação).

Gramaticais: regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação,
paralelismo, emprego de pronomes e crase.

Escolha de registro: adequação à modalidade escrita formal, isto é, ausência de uso
de registro informal e/ou de marcas de oralidade.

Escolha vocabular: emprego de vocabulário preciso, o que significa que as palavras
selecionadas são usadas em seu sentido correto e são apropriadas ao contexto em
que aparecem.

 São seis níveis de desempenho que serão utilizados para avaliar a Competência 1 nas redações. Observe o quadro abaixo:

Pontuação Competência 1.


   Conforme é possível observar as orientações para a Competência 1 estão bem claras. 

 A sugestão é que você comece seus estudos, o quanto antes, por este nível. 

Estude e revise seus cadernos de escola, dicionários, gramáticas, e leia muito. 

É fundamental que você crie o hábito da leitura para escrever bem.

Portanto, esses são os itens aos quais você deve relembrar, estudar, e se aprofundar para que sua redação obtenha a melhor nota possível.

 Vamos juntos, aprendendo sempre, por um mundo melhor.

 By Professora Clarice.

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